ECONOMIZE NO SEGURO DO SEU VEÍCULO LENDO ESTA MATÉRIA
- Antonio Carlos
- 18 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Este post visa trazer ao consumidor as principais diferenças entre: Seguro, Proteção Veicular e o Rastreamento... para que na hora de proteger seu veículo o consumidor opte pelo produto que mais lhe atenda.

SEGURO:
No seguro você contrata uma apólice e passa os riscos para a seguradora.
Há pagamento de franquia em casos de sinistros e o prêmio pode ser pago à vista ou parcelado.
O seguro visa o lucro e tem um corpo jurídico ávido em pagar o mínimo de sinistros para render mais lucros às seguradoras.
Por exigência da seguradora poderá ocorrer instalação de equipamento de rastreamento.
É regulada pela SUSEP.
PROTEÇÃO VEICULAR:
Na proteção veicular você se torna um associado e passa os riscos para essa associação que passou a fazer parte. Roubo, Furto, Colisão, Terceiros, entre outros serviços que o seguro dispõe, tais com: guincho, chaveiro, carro reserva, etc...
Há pagamento de ajuda de custo (espécie de franquia) em casos de sinistros (muito menor que no seguro) e não se paga prêmio, paga-se mensalidade e o associado pode deixar de ser membro há qualquer momento.
A Proteção Veicular não pode visar o lucro, pois é uma associação sem fins lucrativos. Ela arrecada fundos junto a seus associados e paga os prejuízos com este dinheiro. O que sobra fica guardado para o mês seguinte de crédito para eventos futuros da associação.
Por exigência da associação sempre ocorrerá a instalação de equipamento de rastreamento, pois isso diminui consideravelmente os prejuízos e golpes.
Proteção Veicular, em média, fica até 60% mais barato que o seguro.
Por não ser uma seguradora, a Proteção Veicular não é regulada pela SUSEP, mas tem que prestar contas normalmente ao poder público.

SITE: www.vaseguro.com.br
RASTREAMENTO:
O Rastreamento é a opção para quem anda com as contas apertadas e quer proteger seu veículo.
Um dispositivo localizador GPS é instalado no veículo e um aplicativo de celular é instalado no celular do cliente. De posse destes dois instrumentos, o cliente tem controle total de seu veículo: onde está, como está (ligado ou desligado)... e em casos de roubo ou furto, aciona as autoridades e recupera o veículo.
Hoje, estima-se que no Brasil existam mais de 5 mil empresas de rastreamento... tais como: Ituran, CarSystem, Positron, que são as grandes empresas que prestam um serviço razoável, no entanto pecam na assistência técnica, que tem pouca abrangência e demora muito para os atendimentos, às vezes tendo o cliente que se deslocar consideráveis distâncias para uma simples troca de equipamento.
Indicamos que o consumidor adquira tais serviços com empresas mais locais... mais próximas as suas residências, com empresas médias, que tem o mesmo tipo de serviço (rastreamento), só que com o diferencial de ter loja física para atender... não ficar sendo enrolado por um call Center distante.
Outra diferença é se a empresa tem pronta resposta (serviço de recuperação de veículos roubados) em todo o Brasil e se essa pronta-resposta é eficaz. A CarSystem por exemplo gasta milhões com propaganda, inclusive mostrando um helicóptero nas recuperações de veículo, mas todos sabem que nada disso ocorre no dia-a-dia. O ideal é contratar uma empresa que tenha pronta-resposta própria ou no mínimo terceirize esse serviço.
Por fim, a decisão é do leitor... mas fica, basicamente assim:
SEGURO: Mais caro, só que é fiscalizado pela SUSEP. Fornece as garantias.
PROTEÇÃO VEICULAR: Mais barato. Fiscalizado pelo setor público e pelos associados. Fornece as garantias.
RASTREAMENTO: Muito mais barato e não fornece as garantias.
Comments